10 de jul. de 2012

Compra vinil? Algumas dicas de lojas virtuais gringas

Muita gente ainda compra vinil hoje em dia, muita mesmo, a velha história da qualidade e comparação do som a outras mídias e a volta ou nunca ida deste não vão ser levantados nessa postagem. No Brasil os melhores locais para se comprar vinil ainda é o velho e bom Mercado Livre, sebos e galerias espalhadas pelo país, destaque em especial para a galeria Nova Barão em Sampa e sua infinidade de lojas especializadas com vendedores que realmente entendem do assunto.
Galeria Nova Barão

E como nosso generoso país não nos permite comprar LPs novos aqui dentro, devido aos altos impostos cobrados pelas carinhosas autoridades competentíssimas (ler no mais alto grau de ironia), o jeito é recorrer a importação das bolachas em sites especializados e seguros. Depois de meses de procura na internet, Twitter, Instagram e outras redes sociais, e algumas visitas as lojas propriamente ditas, pude filtrar algumas boas opções de compras de LPs importados, em sua maioria novos, lançamentos e edições especiais. Existem muitas lojas no mundo que ainda vendem vinis, mas pelo preço resolvi colocar as americanas e as quais já tive boas experiências de compras.

Apesar do post ser voltado para lojas gringas, gostaria de parabenizar o belo trabalho feito por caras que acreditam na musica e lançam vinis de bandas nacionais por gravadoras ou selos independentes, e o mais legal é que o público existe e é atuante na compra dos LPs, destaques para Polysom, Laja Records, Peculio Discos, Monstro Discos, Idealshop, direto com as bandas, etc. Vamos lá:

Ebay
A maior variedade da internet em novos e usados, vendedores do mundo inteiro ofertando de raridades e "babas usuais" com preços pra lá de camaradas. Uma dica, que vale para o Mercado Livre, é procurar vendedores qualificados pelo site. Vale uma boa busca.

Amoeba

Coisa de outro mundo, a maior loja de discos que eu já vi na vida. Imagine qualquer estilo, gênero ou rótulo, lá tem, 2 andares gigantes e salas independentes forma um complexo enorme com 3 lojas nos Estados Unidos. CDs, LPs, compactos, DVDs, Blu-rays, K7s de dar água na boca. Fazem entrega pela internet.

Other Music
Charmosa loja localizada na baixa Manhattan, em Nova York. Ao contrário da Amoeba, o espaço físico da loja é pequeno, mas o conteúdo é estonteante, psicodelia iraniana, pop nigeriano, eletro húngaro, soul japonês, etc. Fora as novidades em bandas alternativas independentes americanas e mundias, e muita, muita raridade brasileira. A loja promove pocket shows com bandas locais nas suas dependências. Também entregam pela internet, no site deles, que deixa a desejar mas vale perder algumas horas de pesquisa.

Shop Radio Cast
Especializada em bandas alternativas, em sua grande maioria de variantes do punk, mas também muito rock e indie. Uma vasta variedade de vinis coloridos fazem da loja um diferencial na venda dessas bolachas limitadas. Tem uma sessão somente para os compactos lançados no Record Store Days.

Sub Pop
A gravadora que lançou o Nirvana nos anos 90 e hoje é casa do cultuado e competente Fleet Foxes. O cast da Sub Pop é bastante interessante, sempre recebendo críticas positivas dos meios especializados. 

Matador
Assim como a Sub Pop, a Matador também tem seu cast próprio, material de bandas de nome como Pavement e Sonic Youth pertencem ao famoso selo.


0 comentários: